17 de setembro de 2011

Passo a passo GDF começa engavetar projetos viários de Brasília

Foto Noturna do Estádio Nacional faltando 1000 Dias para o mundial

Com menos de 1000 dias para a primeira partida de futebol da copa do mundo no Brasil, Brasília anda a passos lentos e obras ainda são só sonhos em papéis. Enquanto as cidades disputam qual será a sede oficial para a abertura dos jogos, Brasília só tem o Estádio em contrapartida, segundo a secretária de obras, a edificação do novo estádio encontra-se com 35% da obra concluída e o governo da cidade anunciou a data e a hora para a inauguração.

VLT - Veículo Leve ainda um Sonho para Brasília :
Ilustração VLT/Viaduto-Trevo W3-Sul "obras paralisadas"
Com projetos iniciados em 2007 o principal meio de transporte a ser implantado em Brasília e com previsão de conclusão do primeiro trecho para este ano, o VLT a ser implantado na cidade ainda é um sonho, com as obras paradas na fase inicial as obras não tem data para reiniciar nem de conclusão, para ofuscar ainda mais a cidade sede da corrupção no país, o governo local decidiu diminuir a obra e anunciou que a cidade só irá ganhar a primeira fase que ligará o aeroporto a estação sul do metrô (próximo ao Zoológico).

  Enquanto as obras não reiniciam o trânsito cada vez pior na cidade a obra parada no final de umas das mais movimentadas avenidas da cidade incomoda motoristas e moradores próximos, o GDF ainda não se posicionou sobre a obra do viaduto que ligará o VLT e o trevo viário para a Avenida W3-Sul no centro da cidade, lembrando que o secretário de obras descartou a continuidade do projeto VLT até a avenida se justificando que não seria viável a conclusão do trecho até o início do mundial em 2014.

(Linhas Verde,Amarela e Laranja) :

Foto ilustrativa do projeto Linha Verde concluído
Entregue no final de 2010 para a população do DF o primeiro trecho da Linha Verde que liga Taguatinga ao Setor de Indústrias Gráficas (SIG) ainda é polêmica, pouca sinalização falta de urbanização a inexistência de uma ciclovia e com os pedestres esquecidos sem ao menos calçadas, a via foi dada como obra concluída pelo GDF, a continuidade do projeto que vai até a cidade de Ceilândia parece engavetado pelo governo e ninguém fala sobre o assunto, o Projeto previa Corredores para ônibus na Avenida Hélio Prates além da drenagem de águas-fluviais, Na Samdu e na Comercial de Taguatinga, está prevista, entre outras intervenções, uma revitalização nas calçadas e da rede elétrica e mudanças no trânsito das duas vias para viabilizar a fluidez do transito das cidades. As obras no entanto não têm data para iniciar e o projeto encontra-se paralisado.

A Linha Laranja, que liga o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, abrigará o Veículo Leve sobre Pneus (VLP) em seus 39,5 quilômetros de extensão. Este mês teve festa com a presença do governador de Brasília, as informações é que as obras irá durar 18 meses e já estão em fase inicial de implantação.

Existe ainda uma elaboração de projeto de engenharia da Linha Amarela, que atende a região de Planaltina e Sobradinho. Procurei informações sobre como anda o projeto e ninguém fala sobre o assunto que parece parado, nunca foi licitado.

Em Tempo :
O VLT ou Metrô Leve sairá do Aeroporto, passará pelo Terminal Asa Sul, integrando-se com a Linha Laranja (Santa Maria, Gama e Entorno), com a Linha Verde (Taguatinga, Vicente Pires, Guará, SIA) e com a Linha do Metrô (Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Águas Claras, Guará). Transitará por toda a W3 (Sul e Norte), passando pelos Setores Comercial Sul e Norte, Hoteleiro Sul e Norte, e encerrando sua linha no Terminal Asa Norte, onde se integrará com a Linha Amarela (Sobradinho e Planaltina). 
Além de introduzir na capital da República a mais moderna e eficiente tecnologia de transporte urbano hoje existente, visa acabar com o maior agente poluidor do Plano Piloto (os ônibus da W3) e iniciar, de forma efetiva, o processo de revitalização urbana da W3 Sul, via que já foi um dos principais pólos comerciais da cidade e hoje se deteriora rapidamente. 

Por: TIGORODRIGUES

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