27 de janeiro de 2011

Boates Brasilienses Chegaram a Ser Referência Nacional nos Anos 70/80


Boate Zoom década 70
Brasília era adolescente quando começou a se jogar nas baladas. O ano era 1976 e, numa cidade em que havia grande carência de lazer e diversão noturna, foi inaugurado o Centro Comercial Gilberto Salomão, transformando-se imediatamente em concorridíssimo point.
Com ele, surgiram as duas primeiras boates: as hoje lendárias Kako e Shalako, frequentadas por jovens na época - vários deles viriam a se tornar conhecidos empresários e políticos.

Era a época da disco music e as pistas de dança das duas casas (e logo depois a da Sunshine, também no Gilberto Salomão) viviam lotadas, embaladas pela música pra lá de dançante de Donna Summer, Diana Ross, Gloria Gaynor, BarryWhite, Abba e, claro, Bee Gees, presente na trilha sonora de Os embalos de Sábado a Noite , filme protagonizado por Jhon Travolta, que acabara de ser lançado no Brasil.

No fim da década de 1970. a febre da novela Dancin'days, da TV Globo, contagiou o país. Não por coincidência, naquele período começaram a ser inauguradas discotecas em várias capitais brasileiras, inclusive Brasília. Aqui, durante um ano e meio, muita gente passou pela Machine, no Venâncio 2000, e dançou bastante sob os efeitos provocados pela luz que incidia sobre globos espelhados, suspensos no ar. A New Aquarius, primeira boate Gay da cidade, arrastou quem já havia saído do armário (ou não) para o Conic, em tempo de muita repressão, sob a égide do regime militar.

Foram Comtemporâneas da Machine a Nepeta e a Sherezade, que existiram no 9 andar e térreo do Torre Palace (Setor Hoteleiro Norte). Em 1982, os festeiros migraram para a Corte Club Privê, uma espécie de Hipopotamus - a famosa boate de Ipanema, no Rio de Janeiro - instalada no subsolo do St. Paul Hotel (Setor Hoteleiro Sul). " A Corte teve noites de glória, com festas memoráveis, em seus três anos de funcionamento".

Mas o que viria a colocar Brasília no mapa da noite brasileira foi a ZOOM, erguida em 1986 onde antes havia o Cine Espacial, no Gilberto Salomão. Fruto de uma parceria entre o empresário que dá o nome ao Centro Comercial e o então "Rei" da noite carioca Chico Recarey, a danceteria foi inaugurada em 8 de maio daquele ano, com uma das festas mais badaladas da cidade. tendo entre os convidados celebridades como Pelé, Xuxa, Luiza Brunet e Roberta Close.

Recarey trouxe para agitar as noites da Zoom o disc jockey (o termo DJ ainda não era utilizado) Ricardo Lamounier, com passagens por cabines de som de boates e discotecas de Paris, New York, São Paulo e Rio de Janeiro. Num segundo momento, o local transformou-se em palco de shows de cantores e bandas de rock ( a Plebe Rude e o Kid Abelha tocaram lá), pop e baianas, como Reflexu's, Eva e Chiclete com Banana.

Além das festas inesqueciveis, ela acolheu shows e eventos diversos, como comemorações de vitórias do Brasil na Copa do Mundo e Desfiles de moda.

Saramouche (Qi 11 do Lago Sul), Hippo's e Tequila Rock (Gilberto Salomão) foram destaques na primeira metade da década de 1990. Hove ouve a tentativa de intalar aqui na Acadêmia de Tênis, uma filial da paulistana Palace. Apesar de inaugurado com pompa e circunstância, não vingou.

" Nenhuma boate fez mais sucesso entre 1992 e 1995 que a Scaramouche. As melhores festas aconteciam lá e tinha sempre gente bacana por lá. De atores globais a modelos. Receberam até o príncipe Albert, de Mônaco".

Hill antiga Nipe
Na Segunda metade de 1990, o eixo da diversão noturna tranferiu-se para Taguatinga. A Capital Club, no pistão Sul, passou ser o ponto de encontro dos baladeiros ao promover, sob o comando dos então Dj's Hélio Kesseler e Neto Salut, eventos temáticos com a presença de atores e atrizes que se destacavam em novelas e miniséries globais, como Thiago Lacerda e Luana Piovane. Depois foi a Ilha, no Shopping Top Mall.

Bem no fim da década, o agito voltou a se espalhar pelo Plano Piloto, com a inauguração, quase que simultânea, da Fashion Club e do Café Cancum (Liberty Mall), do Basic Club e Sétima Arte Café (413 Sul), Dom Taco Café (309 Sul), Dom Taco Fiesta e Farol (Pier 21) .

"Com a Feshion Trouxeram um novo conceito de diversão para as noites da capital, que até hoje é lembrado com saudade, em comunidades do Orkut, pelos frequentadores da casa" Afirma José Carlos Vasconcelos, Ex sócio da boate.

PROPOSTAS DIVERSIFICADAS

Boates não costumam ter vida longa na cidade. O resistente Café Cancun, inaugurado no fim da década passada foi uma exceção: dorou mais de 15 anos, mais acabou encerrando suas atividades em dezembro de 2009. Outras Casas noturnas que surgiram no mesmo período, ou depois, por razões diversas fecharam as portas antes - entre elas, Canal Street (304 Sul), Nix (Qi 09 Lago Sul), Frei Caneca Draft (Brasília Shopping, e Macadâmia (Setor de Clubes Sul).

A Macadâmia, com uma proposta ousada de aproveitar ao maxímo os espaços abertos, destacou-se entre as demais entre 2004 e 2006. Com progamação variada, que ia de baladas ao som de House Music e outros estilos de batidas eletrônicas a shows de artistas locais e de bandas baianas. "Nos dois anos de existência, a casa era a principal referência de diversão". Lucas Falcão, Paulinho Madrugada, Luciano VerriMacadâmia fez história na noite brasíliense", acredita o produtor de eventos Ronald de Carvalho.

Há ainda as que, depois de reformas na estrutura, continuam funcionando, mas com outro nome. a Zoom, por exemplo, depois de algum tempo fechada ressurgiu como Trend Lounge, que manteve-se por mais 5 anos. Em 2008 surgiu no mesmo local, com espaço reduzido, a Hype. Já onde funcionou a Nix, hoje existe a Hill. Enquanto no lugar ocupado pela Farol agora existe a Moema. A casa GLS mais famosa do centro-oeste depois de muitos anos boate Garagem( Setor de Oficinas Sul) foi Substituída pela Blue Space e fechou ao completar 5 anos na cidade.

As casas Noturnas surgidas de 3 anos pra cá. A Heat (anexo ao espaço Cultural Contemporâneo - Ecco, No Setor Comercial Norte) é voltada para a galera classe média alta. A Velvet (102 Norte) se transformou em reduto de roqueiros e LGBTTs, do segmento alternativo, - de quem curte música eletrônica.

O Gate's Pub Velho de Guerra (403 Sul) mantém-se firme..

Por: Irlam Rocha Lima CB /// Reeditado /// Tigorodrigues.blogspot.com

9 comentários:

  1. cara, fundo preto com letra escura não rola né!?
    não dá pra ler nada ;/ troca isso ae

    ResponderExcluir
  2. cara, fundo preto com letra escura não dá pra ver nada, na boa, muda isso ae :D

    ResponderExcluir
  3. olha em Taguantinga tb teve a kingston, a halley na década de 80 e tinha tb o porão

    ResponderExcluir
  4. Só pra lembrar de Tagua, London London e London Country eram demais!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. E aí, alguém se lembra do nome de uma boate legal que funcionava no térreo do Hotel Nacional???
    Cara que saudades...

    ResponderExcluir
  6. Nem todas as boates dos anos 70/80 do plano piloto como as de Taguatinga foram mencionadas. Precisa de mais pesquisa.

    ResponderExcluir
  7. Preciso do nome de uma famosa boate dos anos 70 na Praça General Osório,no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir