10 de fevereiro de 2010

Criança quer futuro. Não quer esmola.

Algo que virou comum no nosso dia-a-dia quando saímos de carro e até mesmo a pé, é nos depararmos com uma aglomeração de pessoas nos sinais de trânsito(aos domingos então, nem se fala). Uns divulgando o mais novo e belo edifício, outros vendem frutas, alguns tentam imitar a arte do circo em busca de trocados, as mães com sua dúzia de filhos em volta e o menor no colo pedem ajuda(leia-se esmola), crianças vendendo e fazendo de tudo ao invés de estudar e brincar(que é um direito da criança), têm aqueles com garrafinhas d’água com sabão e mini-rodo, e agora também as crianças inventaram de dançar em frente aos carros, uma espécie de balança pra cá e pra lá pra cima e pra baixo num devaneio próprio. Uma realidade que pode ser mudada, com a ajuda e conscientização de todos.

Soube a pouco tempo que aprovaram um decreto (projeto de lei, MP ou algo do gênero) no Rio de Janeiro onde proíbe qualquer atividade nos sinais de trânsito. Já é um começo, parece que tem gente pensando nisso também. Mas se todos não fizerem sua parte de nada adianta.



Existe uma campanha social desenvolvida em Curitiba-Pr que surtiu efeitos significativos, não chegando a extinguir essa realidade, mas no mínimo ajudou muitas pessoas a saírem das ruas e continua ajudando: “Criança quer futuro. Não quer esmola”.
Criou-se a possibilidade das pessoas realmente ajudarem, onde você pode doar (abatendo do imposto de renda se for sua opção) escolhendo projetos específicos em prol das crianças e adolescentes de Curitiba. Hoje quase não se vê crianças nos sinais. Sou muito a favor, pois sou da teoria que ensinar a pescar é melhor do que dar o peixe pescado, como já disse num post passado.
Li outro dia sobre um homem que “trabalha” a 15anos num sinal e chegava a tirar R$80,00 por dia, e que não sairia de lá por nada. Agora eu pergunto, quais podem ser as expectativas desse batalhador para um futuro? Portanto, não dê esmola, dê oportunidade, dê esperança, dê um futuro. Vamos cada um fazer sua parte e passar adiante essa campanha, quem sabe um dia ela vire nacional, e muitas outras pessoas (principalmente as crianças) poderão ser ajudadas.
(eu achei bem legal esse post do meu colega Alexandre Slaviero em seu blog e resolvi postalo aki tbm espero que vcs que veem meu blog gostem e postem seus comentários !!! by Tigo Rodrigues )

Nenhum comentário:

Postar um comentário