17 de outubro de 2011

Disque 100 já recebeu 856 denúncias de homofobia em 2011

 
O serviço Disque Direitos Humanos (Disque 100) recebeu 856 denúncias de casos de homofobia no Brasil entre janeiro e setembro deste ano, informou nesta segunda-feira a Secretaria de Direitos Humanos (SDH). No período, as ligações totalizaram 2.432 violações aos direitos dos homossexuais, como violência e atendimento inadequado em delegacias, entre outros. São Paulo lidera o ranking, com 134 telefonemas sobre homofobia, seguido pela Bahia e por Minas Gerais, Piauí, e Distrito Federal.
 
Para a ministra da SDH, Maria do Rosário, o número é expressivo, já que a opção que trata especificamente de denúncias de homofobia foi implantada há menos de um ano. Hoje, durante reunião com representantes de secretarias de segurança pública, ela disse que o governo quer definir, junto com os Estados, um termo de cooperação para o enfrentamento à homofobia.

"A intenção da SDH e do Ministério da Justiça é que todas as secretarias tenham um trabalho concreto de defesa e de atendimento adequado dos homossexuais nas delegacias e em todas as estruturas policiais", disse. "Consideramos que quem não atende bem uma pessoa por ela ser homossexual também está praticando um ato indevido."

De acordo com a ministra, a estratégia da pasta é assinar, com os representantes das secretarias, um protocolo de ações conjuntas no combate à homofobia para que isso seja discutido nas conferências preparatórias estaduais. Maria do Rosário lembrou que, entre os dias 15 e 18 de dezembro, será realizada em Brasília a 2ª Conferência Nacional Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

Por:Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário