15 de março de 2010

I Marcha Nacional contra a Homofobia a Ser realizada em Brasília pode superar Parada GaY da cidade em público


A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) convocou para o dia 19 de maio a I Marcha Nacional contra a Homofobia. A manifestação será realizada em Brasília, com concentração às 9h na Esplanada dos Ministérios. Segundo Toni Reis, presidente da ABGLT, a ideia é reunir 1.200 pessoas com delegações do Brasil inteiro.
Mais não é bem isso que a população gay de Brasília diz que irá acontecer, os últimos anos a parada do orgulho gay na cidade chegou a reunir cerca de 50 mil pessoas em 2009. Realizada sempre no segundo semestre na capital federal a idéia mesmo é que essa primeira marcha contra a Homofobia deve preencher uma outra lacuna de mais um evento gay de grande proporção realizado em Brasília ...



Entre os objetivos da Marcha Nacional assinalados no manifesto, está a "garantia de estado laico, combate ao fundamentalismo religioso, cumprimento do Plano Nacional LGBT, aprovação imediata do PLC 122, que o judiciário decida favoravelmente sobre as uniões homoafetivas e bem como a mudança de nome de pessoas transexuais".


Questionado se irão buscar apoio de parlamentares, Toni Reis disse que sim. "Vamos pedir apoio a todos parlamentares, sindicatos ou movimentos". Sobre apoio especifico de parlamentares, ele afirmou que irão conversar em "todos os níveis: vereadores, deputados estaduais e federais de todos os partidos". Pois, segundo Reis, "a marcha é política e apartidária, assim como é a ABGLT".


A Marcha Nacional será bancada por "autofianciamento dos militantes e apoio dos sindicatos". Toni explica que "cada delegação será responsável pelos seus custos e em cada estado será diferente". Segundo o presidente da ABGLT, a Marcha só aceitará "apoio de quem quiser nos dar, preservando sempre a nossa autonomia de poder criticar o que está errado e elogiar o que está certo".


No dia 18 de maio, um dia antes da realização da marcha, será feito um seminário no Congresso Nacional para debater o PLC 122 e o projeto de união civil. Segundo Toni Reis, "vários parlamentares irão participar e a procuradora Deborah Duprat" que, na opinião de Toni, "fez para os LGBT em 15 dias, o que não fizeram em 220 anos". Haverá também a troca de experiência com Uruguai e Colômbia. No dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário