24 de agosto de 2011

Você sabe o que é LESBOFOBIA ?

 
Quando se fala em Lesbofobia, muitos se perguntam se não é a mesma coisa que Homofobia. Na verdade a Lesbofobia é uma das derivações da fobia à homossexuais, pois quando me refiro a esta fobia, estou generalizando a questão, quando na verdade cada rejeição tem suas particularidades.

Por exemplo alguém pode não ter preconceito com homossexuais masculinos, comumente chamados de gays (meu caso), mas este mesmo individuo pode ter rejeição ou apresentar intolerância quanto à lésbicas (mulheres homossexuais) ou Travestis e Transexuais (Transfobia), deste modo ele ou ela não seria totalmente homofobico, mas lesfobico ou transfobico. A denominação homofobia surgiu como forma de simplificar a rejeição a homossexuais, mas dentro dela existem diversas outras fobias especificas.

Lesbofobia, também chamada de lesbifobia inclui várias formas de negatividade em relação às mulheres lésbicas, sejam como indivíduos, como um casal ou como um grupo social. Com base nas categorias de sexo ou gênero biológico, a lesbofobia é uma derivação do machismo aqui posto na negação da identidade da mulher homossexual. Esta negativa engloba além do preconceito e da discriminação, situações de abusos morais, físicos e até sexuais.

Portanto a lesbofobia é nada além de sexismo contra as mulheres homo e bissexuais que se por vezes intersecta, ou não, com a homofobia e vice-versa. Alguns pesquisadores qualificam a Lesbofobia como o medo que as mulheres têm de amar outras mulheres, deste modo exemplificando as situações de hostilidade moral promovida por mulheres heterossexuais à lésbicas. Ainda segundo pesquisadores este medo pode ser incluído na fobia descrita por Freud (Complexo de Édipo) de que os homens (incluindo gays) têm medo das mulheres não amá-los, e deste modo promovendo a violência contra mulheres homo e bissexuais.


A violência lesbofobica é diferente de outras homofobias, entre as principais formas de ataque sofrido por mulheres homossexuais esta a violência sexual. Os violentadores praticam este abuso como forma de "feminilizar" a vítima, este ataque machista é muito mais comum do que se pensa, tanto no Brasil quanto no exterior.

Basta lembrar desde o ano passado centenas de lésbicas foram estupradas no interior África do Sul e de outros países africanos como forma de "feminilização" das mesmas. Aqui no Brasil são inumeros os casos de abuso sexual sofrido por lésbicas, principalmente no interior do país e o mais chocante é que na maioria dos casos a família apoia ou não condena o ato, além do fato que na maioria de casos deste tipo no país o violentador é um familiar.

O abuso sexual, seguido de estupro seria uma especie de ritual sexista do "macho", para sobrepor seu poderio sobre a mulher, deste modo cria a sensação no agressor de força e dominio, na tentativa de afirmar sua "supremacia" sexual e de gênero sobre a vítima.

Vale ressaltar que a indústria pornô heterossexual, explora em larga escala cenas lésbicas. Este gênero de filme e publicação faz grande sucesso entre homens heterossexuais. Deste ponto podemos afirmar que a lesbofobia está também ligada à fetiches reprimidos, pois muitos dos agressores sentem prazer em ver duas mulheres fazendo sexo, mas sentem aversão à condição de gênero e identidade das mesmas, sendo assim agridem quando vêem uma mulher lésbica. Enfim espero ter explicado um pouco sobre Lesbofobia.
 
Eu TigoRodrigues nas minhas buscas por informações encontrei um blog muito interessante sobre meninas (lésbicas), enfim gostei muito e escolhi essa matéria para começar bem essa semana alegre que é a da diversidade Lésbica do DF neste fim de semana 27 e 28 de agosto, em frente ao CONIC (Praça Zumbi dos Palmares) acontece uma Feira da Diversidade cheia de novidades e no domingo um grande encontro de manisfesto pelos direitos LGBT e um Show de Encerramento. Divulgarei informações assim que eu as conseguir.  Segue o Link do Blog sobre Meninas http://umalesbicanoparaiso.blogspot.com .
TigoRodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário