17 de maio de 2011

Museu Nacional de Brasília recebe maior coleção de arte popular brasileira


Uma das maiores exposições de cultura popular chega  a capital do país

Entre os dias 18/05 e 26/06 a exposição “O Brasil na Arte Popular – Acervo Museu Casa do Pontal” estará em cartaz no Museu Nacional da República, em Brasília.
São 1.500 obras de 70 artistas populares organizados sob a curadoria de Ângela Mascelani, diretora do Museu Casa do Pontal. O evento é patrocinado pelo BNDES e o Museu Casa do Pontal com o patrocínio institucional da Vale e da Petrobras, além do Ministério da Cultura.
As obras são provenientes da coleção de Jacques Van de Beuque, designer francês  que viajou durante 40 anos pelo país e formou o maior acervo de arte popular do Brasil, com cerca de oito mil peças de mais de 200 artistas reunidas após viagens por todas as regiões, reunidas no Museu Casa do Pontal, localizado no Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro.
A mostra homenageia o Mestre Vitalino, um dos mais representativos artistas populares brasileiros, que completaria 102 anos e também ao ex-Vice Presidente José de Alencar, falecido recentemente, e um entusiasta do Museu Casa do Pontal. A montagem da exposição tem design de Evelyn Grumach e transmite a idéia de uma viagem que remete às jornadas de Van de Beuque à procura das obras que integraram sua coleção.
Anota aí!

O Brasil na Arte Popular – Acervo Museu Casa do Pontal | Abertura: 17 de maio de 2011 (terça) às 19 horas | Visitação: 18 de maio a 26 de junho de 2011 | Local: Museu Nacional de Brasília (Esplanada dos Ministérios, Setor Cultural Sul | Telefone: (61) 3325.6410 | Visitação: De terça a domingo, das 9:00 às 18:30 | Entrada franca.
Por: TigoRodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário