26 de abril de 2010

Morales envia carta à comunidade gay após discurso polêmico

O presidente boliviano, Evo Morales, enviou uma carta à comunidade gay da Espanha na qual expressa seu respeito à diversidade sexual, informou nesta segunda-feira o porta-voz Iván Canelas. "Jamais passou pela cabeça do presidente (Morales), de nenhum ponto de vista, atacar os direitos dos homossexuais" quando ligou hormônios com a ingestão de frango, afirmou Canelas em uma coletiva de imprensa.
"O frango que comemos está carregado de hormônios femininos, por isso quando os homens comem esses frangos apresentam desvios em seu ser como homens", afirmou Morales na semana passada, durante o discurso de inauguração de um fórum mundial alternativo sobre mudanças climáticas. O porta-voz presidencial afirmou que "respondeu (por nota) a uma organização da Espanha de lésbicas e gays. Nós respeitamos sua liberdade sexual e confirmamos o que está estabelecido na constituição" boliviana.
A Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bisexuais (FELGTB) espanhola havia demonstrado mal-estar em carta de protesto enviada à embaixada da Bolívia em Madri. Canelas lastimou que tenha "ocorrido uma enorme especulação sobre este tema", convidou os jornalistas a "revisarem a gravação" do discurso do presidente e considerou que houve uma interpretação inadequada do que foi dito.
"Vocês sabem que às vezes há exageros em alguns casos ou interpretam como querem um discurso", afirmou Canelas. Morales também disse que os europeus tendem a sofrer de calvície pelos alimentos que consomem, e que em 50 anos "todo o mundo será calvo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário