23 de abril de 2010

Walcyr Carrasco lança obra infantil de temática gay

O autor de novelas Walcyr Carrasco, acaba de lançar três livros infantis, inaugurando a série “Todos Juntos” da editora Ática. Um deles, chamado “Meus dois Pais"

Além de escrever livros para adultos, crônicas e peças de teatro e ser um dos mais bem-sucedidos autores de novela da Rede Globo (O Cravo e a Rosa, Alma Gêmea e Caras & Bocas), Walcyr Carrasco sempre se dedicou à literatura infanto-juvenil. A diferença é que agora ele quer se debruçar com mais afinco a "questões delicadas", como diz. A nova série da editora caiu como uma luva, pois é totalmente voltada para os preconceitos e os temas difíceis na vida das crianças.
( Na foto ao lado Walcyr ,João Vitor, (a criança) que não vive o personagem mais esteve no lançamento de seus tres livros )

Como ainda há muito preconceito e intolerância no Brasil, você não teme que seu livro sobre homossexualismo (Meus Dois Pais) possa desagradar pais e professores mais conservadores e, com isso, sofrer algum tipo de boicote em escolas e bibliotecas?
"Não tenho medo algum, porque o tema, a meu ver é tratado com respeito e delicadeza. Quando escrevi Vida de Droga, onde a garota de classe média se vicia e chega a se prostituir, eu temia a rejeição. Minha surpresa foi ser chamado por inúmeros escolas religiosas, dirigidas por freiras, para dar palestras, porque tinham adotado Vida de Droga! Constatei que a maneira como o tema foi colocado agradava professores e pais, porque contribuía para a formação dos filhos e alunos. Acredito que ''meus dois pais'' terá a mesma aceitação. Agora, se a rejeição acontecer de alguma maneira, isso mostrará ainda mais como o livro é importante e como esse tema merece ser discutido. Meus Dois Pais fala sobre amor e aceitação, não sobre sexo. Acho que esse é o trunfo principal do livro. E não nego, eu me sinto corajoso por introduzir este tema pela primeira vez na literatura infanto-juvenil brasileira."

Três vezes cidadania
Meus Dois Pais
Ilustrações de Laurent Cardon. A mãe e o pai se divorciam e o menino vai morar com o pai, porque a mãe tem de mudar de cidade. Na casa do pai, ele descobre um grande amigão, que fica tão íntimo a ponto de ir até em reuniões de avaliação na sua escola. Até que os coleguinhas sopram para o garoto que o moço que mora com o pai dele não é apenas um amigo. O menino se revolta e vai para a casa da avó. Até que tudo se resolve.

Pituxa, a Vira-Lata
Ilustrações de Simone Matias. Garota bem esnobe só gosta de cachorros com pedigree e torce o nariz para a vira-lata que a mãe traz pra dentro de casa. Até que surge uma oportunidade para a menina entender que aparência não é tudo na vida. O que vale é a solidariedade.

Ararinha de Bico Torto
Ilustrações de Al Stefano. O tema é delicado: as pessoas com deficiências físicas. O filhote de arara nasce com bico torto e é rejeitado pela mãe. No final, graças a protetores de animais, vira uma ave feliz e independente. Cada um dos três livros custa em média R$ 24,90 e tem 40 páginas.

Por: Estadão , Tigo Rodrigues , Aqui vocês encontram as melhores notícias os melhores post's encontram ainda as melhores indicações de cultura e cinema as melhores baladas da cidade e temas profundos como a política da nossa capital ! confira sempre o web blogguer "TigoRodrigues.blogspot.com"

Nenhum comentário:

Postar um comentário