17 de maio de 2010

Hoje 17/05 é dia Internacional Contra Homofobia

Apesar de internacionalmente conhecida a data no Brasil não existe no calendário de datas oficiais do governo.

Ainda nesta semana, o governo federal criará, oficialmente, o Dia Nacional contra a Homofobia. A garantia vem da coordenadora geral dos Direitos LGBT da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Mitchelle Meira. “Por questões de agenda, não assinamos o decreto hoje, mas assim que o presidente Lula chegar no Brasil, queremos que a anuência ao decreto seja uma das primeiras coisas que ele faça”.
A falta de um pronunciamento público de alguém do governo sobre o decreto fez surgir receio dentre ativistas de uma possível negação da Presidência de República em criar a data, comemorada internacionalmente em 17 de maio. “Não existe recuo de nossa parte. Entendemos que esse ato (oficialização da data) é importante para que se denuncie a violência causada pela homofobia. Só aconteceu um problema de agenda. Só isso”, esclarece a coordenadora.
A assinatura era prevista para esta segunda-feira 17, mas a cerimônia foi cancelada. A razão mais aventada para o fato é recusa do vice-presidente, José Alencar, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, de pôr o nome no documento. Lula está em viagem internacional. A chegada do presidente está prevista para a madrugada da quinta-feira 20. A necessidade de o presidente estar no Brasil para que haja a criação reforça aquele boato.
 Por: Paroutudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário