18 de maio de 2010

BRASÍLIA RECEBE, MARCHA NACIONAL CONTRA HOMOFOBIA NESTA QUARTA (19)

A capital federal vai receber, amanhã quarta-feira (19), a 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia. O evento, organizado pela (ABGLT) e outras entidades filiadas faz parte das comemorações do Dia Internacional de Combate à Homofobia, comemorado dia 17 de maio. Segundo Toni Reis, presidente da ABGLT, cerca de 1,5 mil pessoas já estão em Brasília para a marcha, "essas pessoas vinheram de todos os cantos do país",  Mas, segundo ele, o principal objetivo da manifestação não é garantir uma grande participação, mas “qualidade nos discursos e nas palavras de ordem” ,“Quantidade nós já temos nas paradas que são homenagens ao orgulho gay, são dias de festa. Já o 17 de maio é um dia de denúncia da violência que estamos [homossexuais] sofrendo no Brasil e no mundo”.
     A concentração para a marcha será na Catedral, a partir das 9h. De lá, os manifestantes vão percorrer a Esplanada dos Ministérios. As principais reivindicações se referem à aprovação de projetos pelo Congresso Nacional que garantem direitos da população LGBT e criminalizam a homofobia.
Os participantes também vão pedir celeridade no julgamento de ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e tratam da união estável entre casais do mesmo sexo e o direito ao uso do nome social por travestis e transexuais. Os manifestantes também vão cobrar do Executivo a implantação das ações previstas no Plano Nacional LGBT, Além da formalização de 17 de maio como dia de combate a homofobia no calendário oficial do governo Brasileiro.
      Amanhã 19/05/2010, a partir das 9h, na Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília, acontecerá a concentração da I Marcha Nacional contra a Homofobia e I Grito Nacional pela Cidadania LGBT e contra a Homofobia. O local será o ponto de encontro de várias caravanas vindas das 27 unidades da federação. No início da Marcha, a atriz e cantora Jane di Castro entoará o Hino Nacional. A partir das 10h30, milhares de militantes LGBT e também de outros movimentos sociais sairão em caminhada pela Esplanada dos Ministérios em manifestação de reivindicação das principais demandas da ABGLT:

• Garantia do Estado Laico (Estado em que não há nenhuma religião oficial, as manifestações religiosas são respeitadas, mas não devem interferir nas decisões governamentais)
• Combate ao Fundamentalismo Religioso.
• Executivo: Cumprimento do Plano Nacional LGBT na sua totalidade, especialmente nas ações de Educação, Saúde, Segurança, Direitos Humanos, Trabalho e Emprego, entre outros, além de orçamentos e metas definidas para as ações.
• Legislativo: Aprovação imediata do PLC 122/2006 (Combate a toda discriminação, incluindo a homofobia).
• Judiciário: Decisão Favorável sobre União Estável entre casais homoafetivos, bem como a mudança de nome de pessoas transexuais.

537 Organizações, Instituições Públicas, Parlamentares e Personalidades já assinaram o MANIFESTOBrasileira de Estudantes Secundaristas – UBES, e UNAIDS Brasil; 19 Instituições do poder público, entre elas o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados; 45 parlamentares e 19 figuras públicas (lista, atualizada em 12/05). (abaixo) em apoio à 1ª Marcha Nacional contra a Homofobia - 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia, sendo: 330 Entidades LGBT; 25 Fóruns de ONGs/Aids e Fóruns LGBT; 99 Entidades de outros movimentos sociais entre elas a Central Única dos Trabalhadores – CUT, a União Nacional dos Estudantes – UNE, a União
     Com relação à implementação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, a ABGLT solicitou audiência no período de 17 a 19 de maio com cada um dos 18 ministérios com ações previstas no Plano. Até o momento já foram confirmadas audiências com os/as ministros/as da Saúde, Educação, Previdência Social, Esporte, Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Relações Institucionais da Presidência da República e Relações Exteriores.
    A I Marcha Nacional contra a Homofobia e o I Grito Nacional pela Cidadania LGBT e contra a Homofobia é uma manifestação inédita, pois é a primeira vez que as 237 organizações LGBT filiadas à ABGLT estarão presentes em um único ato pela afirmação dos direitos da população LGBT.
Por: TigoRodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário