28 de maio de 2010

PERTO DO FIM! NOVA RODOVIÁRIA SERÁ INAUGURADA EM BREVE, MAIS E A ANTIGA ?

A Rodoferroviária de Brasília, que há 30 anos é o ponto de chegada e de partida dos ônibus que ligam o Distrito Federal a outras cidades do País, está sendo desativada. Inaugurada em 22 de dezembro de 1.980, no governo do presidente João Batista Figueiredo, a Rodoferroviária está localizada no extremo oeste do Eixo Monumental. O projeto original, para estação ferroviária, é de Oscar Niemeyer e o prédio assemelha-se a um vagão de trem. Hoje, a estação se encontra em más condições para realizar o embarque e desembarque de passageiros. 

Segundo o administrador da estação, Wellington Xavier Siqueira, o futuro da parte inferior do prédio é incerto. A parte de cima é ocupada pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). “Ainda não sabemos ao certo o que vai ser aqui, mas tem uma fila de gente querendo. A localização e o prédio são bons, o que atrai os órgãos a quererem instalar suas sedes aqui”, revela.

Comerciantes abandonados
Outra questão a ser resolvida é o destino das pessoas que vivem do comércio no prédio da Rodoferroviária e nas proximidades do local. São lojas de presentes, farmácias, bancas de revistas, tabacarias, restaurantes e lanchonetes. Muitos já estão há 30 anos no local. O volume de pessoas que passa por ali todos os dias é enorme, o que gera renda para muitas famílias que fazem da rodoferroviária sua segunda casa, pois passam a maior parte do tempo trabalhando em seu negócio. Outro ponto que depende do movimento da Rodoferroviária é o Shopping Popular, inaugurado em 2008, com o intuito de tirar os ambulantes das ruas e levá-los para um lugar apropriado para o comércio.
Para Admar José de Sousa, que há 26 anos tem uma farmácia no prédio, faltam informações para as pessoas que trabalham na Rodoferroviária. “A Secretaria de Transporte disse que, por enquanto, podemos ficar aqui, mas não faz sentido pois não vamos ter clientes. Não queremos que acabe. O ideal seria que viessem alguns ônibus do Entorno para cá e continuássemos trabalhando aqui. Isso iria desafogar um pouco a Rodoviária do Plano Piloto ”, comenta.
O farmacêutico até tentou um espaço no novo local, mas não conseguiu. “Ninguém aqui vai pra lá. Não sei quem vai, nem como foram escolhidos, mas sei que dos que estão aqui, ninguém foi comtemplado”, anuncia, indignado.

 Visão noturna da nova Rodoviária e Saguão principal.
De acordo com o governo, o local terá capacidade para atender dois milhões de pessoas, a partir de um terminal com 32 baias de ônibus, 60 guichês para venda de passagens e dois banheiros comunitários. Funcionarão no espaço 33 lojas comerciais, entre elas restaurante, farmácia, clínica, livraria, restaurantes, lanchonetes, loterias e um escritório da ANTT (Agênica Nacional de Transportes Terrestres).
Menos consumo
O projeto da nova rodoviária inclui preocupação com o desperdício. O local terá dois sistemas de armazenamento de água. O telhado de estrutura prismática proporcionará ambiente claro e arejado durante o dia, evitando o uso de luminárias. As lâmpadas serão de led, que consomem menos energia e iluminam mais.
Nas proximas semanas, será inaugurada a nova Rodoviária de Brasília, localizada às margens da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Com a mudança, fica a pergunta: que destino será dado ao prédio da Rodoferroviária? 

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