28 de junho de 2011

Casamentos Gay no Brasil pode ultrapassar marca de 60 mil registros em poucos tempo

O Distrito Federal acaba de ter o primeiro casamento civil homossexual de sua história. Duas mulheres se casaram na tarde desta terça-feira (28/6). as recém casadas pediram segredo de Justiça, e como não serão as únicas que irão casar no Brasil vamos respeitar.

 Ontem dia 27 de junho de 2011 em Jacareí, São Paulo aconteceu o primeiro pedido de casamento Gay no Brasil, fato histórico? , nada, no que tudo indica é que nos proximos mêses mais de 60 mil casamentos podem vir acontecer de fato, os dados foram divulgados pelo IBGE, que apontou esses numeros, de que existem 60 mil casais Gays em todo o país, isso claro não incluiu quem desejou não revelar seu relacionamento e os numeros podem saltar para aproximadamente 500 mil casais, como disse na época o presidente da associação de Gays e Lésbicas no Brasil a ABLGBT , era apenas uma ponta do Iceberg, Toni Reis, não falou bobagem e nos proximos mêses os números de uniões Gays Devem se multiplicar em todo o país.


Primeiro casamento gay do Brasil direito à troca de alianças, champanhe e o carinho dos noivos 

Esta terça-feira (28) entrou para a história de Jacareí em São Paulo. A cidade foi palco do primeiro casamento civil gay do Brasil.

O fato é histórico, muitos jornalistas e curiosos estavam presentes, mas também estavam no cartório parentes e amigos do casal. “Estamos muito felizes com essa conquista deles, agora para o Brasil inteiro também”, contou a irmã de Luiz André, Regina Moresi. “É a felicidade deles, e estou feliz também,” afirma o pai de Luiz André, José Luís Moresi.

O promotor disse que a Justiça de Jacareí se baseou na igualdade dos direitos dos cidadãos. “O Brasil resgata uma dívida histórica hoje, porque fomos o último país a eliminar escravidão no mundo, e hoje somos um dos primeiros a reconhecer a plenitude da comunidade homossexual, porque essas pessoas não são cidadãos de segunda classe, tem os mesmos direitos e deveres de todas as outras”, explica o Promotor de Justiça Luiz Berdnarski.

A cerimônia teve direito à troca de alianças, champanhe e o carinho dos noivos. Demorou oito anos para o casal conquistar a certidão de casamento, agora os dois têm o mesmo sobrenome e todos os direitos, antes exclusivos de um casal heterossexual.
  

Luiz André e Sérgio já fizeram uma festa no mesmo cartório em maio deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união homoafetiva. Agora o juiz da Vara da Família de Jacareí transformou a união estável em casamento civil. O primeiro do país. “Muitas pessoas têm dificuldade de provar união estável perante instituto de previdência, seguradoras, ou para reivindicar seus direitos sucessórios de uma união estável. Em relação ao casamento não, basta apresentar certidão de casamento atualizada, porque o casamento só se extingue com o divórcio”, afirma o juiz Fernando Henrique Pinto.

O tão desejado documento não é só prova do amor dos noivos, é também uma vitória contra o preconceito. “Só faltava ter uma certidão, só faltava adotar o sobrenome, eu adoto o sobrenome do Sérgio, ele adota o meu, e constituímos uma nova família”, contou o comerciante Luiz André Moresi.

“Dedicamos a todos que vão casar, que tem intenção de casar e a todos que lutaram durante quinze anos nessa luta,” agradece o cabeleireiro Sérgio Santos de Souza.


Por: TigoRodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário